ALICE NA CAVERNA

Forum de discussão filosófica sobre os mais variados temas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Alice e a caverna de Platão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/08/2017

MensagemAssunto: Alice e a caverna de Platão   Sex Ago 18, 2017 7:48 am

O que Lewis Carroll e Platão tem em comum? A alegoria da caverna de Platão é o cenário intelectual tratado por Carroll para descrever dois mundos diferentes faz que que conseguimos compreendê-los. Como Platão, o autor de Alice no País das Maravilhas usa de uma figura de linguagem metafórica para que possamos compartilhar ideias em situações abstratas. O País das Maravilhas é um lugar surreal, porém, real para Alice. Já para Platão, o mundo das ideias trata de um mundo inteligível, criado para estabelecer a ideia das coisas como perfeitas e que no mundo sensível tratadas como cópias. A busca pela saída da caverna, as decisões tomadas no nosso dia-a-dia, são mostradas no filme e na alegoria da caverna.

A versão "live action" traz Alice já mais madura e de volta ao País das Maravilhas. Como podemos observar a criação do mundo das ideias, o mito da caverna e o dualismo psicofísico apresentados na obra apresentada?
Como o conhecimento e as escolhas influenciam no desenvolvimento intelectual do ser humano?
Qual a visão de mundo para a Rainha Vermelha, a Rainha Branca e Alice?
Por que o Chapeleiro tem um estereótipo de maluco? Como a Filosofia pode ser inserida nesse contexto?
Como é representado o mundo real e o imaginário?


Última edição por Admin em Ter Ago 22, 2017 5:01 pm, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://alicenacaverna.forumeiros.com
Breno Marques



Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/08/2017

MensagemAssunto: Breno - Professor   Sex Ago 18, 2017 12:07 pm

Sua participação será avaliada de acordo com suas argumentações diante dos conceitos estudados em sala de aula.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcos Vinícius Andrade



Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/09/2017

MensagemAssunto: Marcos Vinícius Andrade Rocha Amaral - 1ºB -    Sab Set 16, 2017 11:08 pm

- O mundo das ideias seria o País das Maravilhas, onde Alice descobre um mundo totalmente diferente, em que animais podem falar e coisas extraordinárias podem ser feitas. A obra se compara com o mito da caverna quando Alice não quer viver em lugar que não se sente bem, onde ela está "aprisionada" por costumes de sua época e seu povo e então foge de onde aparentemente seria a festa do seu noivado e descobre um mundo extraordinário. o dualismo psicofísico é perfeitamente observado na obra, Alice vive no mundo sensível onde segundo Platão é a cópia do mundo inteligível que é o lugar que de tudo já se sabe, no filme retratado pelo País das Maravilhas.
- Conhecimento é fundamental para a vida das pessoas, é onde os seres humanos se diferenciam dos demais animais justamente por serem racionais, mas esse saber buscado sempre pela filosofia deve ser bem escolhido, descobrir novas coisas transformam cada um, mas essas transformações nem sempre são boas para formar seres intelectuais.
- Para a rainha vermelha o mundo deve ser controlado com a violência e todos devem ser como ela quer, assim o medo dos demais a torna mais poderosa, para a rainha branca seus súditos devem ser tratados com amor e carinho, e as diferenças devem existir e para Alice o mundo é totalmente diferente, ela vive no mundo sensível, é tudo controlado e programado e tudo deve ser obedecido.
- Pelo seu jeito de conversar e de agir e pelas suas roupas, a filosofia pode ser inserida nesse contexto quando se trata de razão, a loucura tem muita relação com o saber e com a busca pelo conhecimento.
- O mundo real é representado pelo mundo onde Alice vive com sua família e povo e o mundo imaginário é representado pelo País das Maravilhas, lugar que a protagonista vive todas as aventuras e descobre uma realidade totalmente diferente dos padrões de vida que costumava ter.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Igor Lourenço



Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/09/2017

MensagemAssunto: Igor Lourenço de Oliveira 1°B   Ter Set 19, 2017 3:22 pm

Alice na Caverna

1)O filme o Pais das  Maravilhas,de uma forma retrata muito bem o mundo das ideias,uma vez que Platão tenta explicar através do mito da caverna,como pessoas acorrentadas numa caverna sem conhecer o mundo,sendo a caverna o mundo real e oque esta de fora o mundo das ideias.Parecido com Alice que esta presa numa cerimonia de noivado que
não deseja,assim representando o mundo real e ao ser levada por um coelho a uma toca passa pro mundo das ideias onde seria um mundo paralelamente ao nosso,só que "melhorado",sendo as coisas que existe no nosso mundo copias de lá.

2)"Sei que nada sei" é um frase muita usada na filosofia,sendo um ponto de partida para que sempre procurarmos mais conhecimento,assim tornando uma peça fundamental para nossa criação e evolução,fazendo que o conhecimento ajude em nossas escolhas e desenvolvimento intelectual.

3) O vermelho tende a ser expressado como: ódio,violência e etc,não sendo diferente no filme.A rainha vermelha tem a ideia de governar e controlar o mundo através de violência e medo,também um lugar onde as pessoas são parecidas  com ela ou com alguma deformidade fisiológica.Já sua irmã tem a ideia ao contrario dela,governando o mundo com paz e alegria,sendo também retratado no filme essa aculturação que o branco seria uma cor que representa-se a bondade.Alice tem uma visão de mundo real parecido com a ideia da rainha vermelha,já que o filme retrata uma época antiga,onde as mulheres não tinham direito de escolha,assim dando a entender que o autor faz uma comparação ao mundo real naquela época com o controle que a rainha vermelha tinha sobre as pessoas.

4)Com suas ações e o modo de conversar da a ideia que ele é louco.E ao meu ver, o autor coloca o chapeleiro como um modo que algumas pessoas ver a filosofia, sendo um estudo que cria ideias absurdas e loucas que fazem duvidar da sanidade dos filósofos.  

5)No inicio do filme mostra Alice com sua família,em uma festa de noivado,assim dando a entender que esse seria o mundo real e quando ela é levado pelo coelho até sua toca e vai para o pais das maravilhas,seria então o mundo imaginário.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Raissa marques



Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/09/2017

MensagemAssunto: Raissa marques 1°A   Qua Set 20, 2017 7:17 pm

.Podemos observa o mundo das ideias, no momento que Alice vai ao pais das maravilhas e vemos poções de encolhimento e crescimento no mundo das ideias, existem todas as ideias primordiais, sendo que essas ideias são perfeitas e eternas,podem mudar o formato mas sempre terá o mesmo objetivo.
.o mito da caverna, pode ser visto no fato de existir o mundo"real" e o pais das maravilhas mas só Alice consegue ver os dois enquanto os dois, e o resto dos cidadães achavam que ela era doida.
.o dualismo em que consiste corpo e alma e isso aparece ao final do filme em que mostra que a mente da Alice que a levou ate o pais das maravilhas e não necessariamente seu corpo.
.com mais conhecimento,consequentemente você começa a tomar escolhas diferentes e com isso formam uma bola de neve por quanto mais conhecimento a mais curiosidade e isso lhe faz buscar mais conhecimento e com isso se desenvolve a parte intelectual.
.rainha vermelha: cherry : A rainha vermelha  considera as pessoas com certa diferença corporal como seu pode pelo fato que ela é diferente pelo tamanho da cabeça, ela vê o mundo como uma oportunidade de adquirir mais poder
.rainha branca albino :ela  vê como se tudo fosse pelo seus súditos, e que sua irma e uma vitima.
.Alice queen ela vê o mundo real como algo inflexível em que a população te julga a cada passo, jano mundo das maravilhas elave um local onde tudo e possível em que se pode fazer de tudo.
.por ser mal compreendi e por simboliza o mundo da imaginação e do pensamento, tendo como metáfora o chapéu
.o mundo real e onde Alice vive com sua mãe, ja o inteligível(imaginário) e o pais das maravilhas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Erick C 1b



Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/09/2017

MensagemAssunto: ERICK 1B   Qua Set 20, 2017 11:21 pm

1- O mundo das ideias é retratado no filme quando Alice conhece um mundo abstrato onde animais falam e tem poderes, há poções mágicas e etc; O momento em que Alice esta em uma cerimonia de casamento cheia de costumes em que ela não se sentia bem, e então vai atras de um coelho e acaba chegando a um lugar cheio de coisas novas e interessantes para ela, se assemelha ao mito da caverna; Já o dualismo psicofísico é mostrado quando Alice vê que já tinha vivido essa historia no país das maravilhas antes, que no caso, antes de encarnar havia "vivido" no mundo das ideias (país das maravilhas).
2- O conhecimento é preciso para que as pessoas tenham a ciência de seus atos e suas escolhas, dependendo das escolhas feitas, o desenvolvimento intelectual do ser humano é influenciado para o mal ou para o bem.
3- A rainha vermelha acha que com violência e crueldade ela impõe respeito, a rainha branca respeita os limites de todos e governa seu povo com carinho, Alice é corajosa e curiosa e ciente ou não dos perigos ela encara tudo, quer sempre fazer o melhor.
4- Por sua postura e personalidade, se encaixa em muitos pontos da filosofia, pelas suas ideias abstratas por exemplo, e por sua relação com o mundo das ideias (país das maravilhas).
5- O mundo real é mostrado no inicio, quando Alice esta com sua família no casamento, e o imaginário é o país das maravilhas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gabinogueira



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Gabriela Nogueira Amaral 1B   Qui Set 21, 2017 2:54 pm

1- Mundo das Ideias: Alice percebe que está em um mundo diferente onde animais tem poderes e falam, há poções de crescimento e encolhimento, entre outras coisas abstratas.
Mito da Caverna: Alice está em um festa em que não se sente a vontade, isso representaria o mundo real, quando o coelho a leva para um lugar melhor que seria o País das Maravilhas.
Dualismo psicofísico: É observado quando, no final do filme Alice percebe que não estava de fato no País das Maravilhas e sim sua mente tinha levado ela aquele lugar.
2- O conhecimento é uma capacidade adquirida ao longo do tempo, nos dias de hoje é muito importante o conhecimento, do qual adquirimos com estudos, pesquisas, descobertas, comunicação, o importante é nunca parar de procurar conhecimento. O conhecimento é essencial na vida do ser humano para vagas de emprego, dialogar conseguindo expor sua opinião sem ser influenciado, entre outras.
3- Rainha vermelha: Acredita que a forma de ser respeitada é usando a violência e grosseria.
Rainha branca: Pensa ao contrario da rainha vermelha, acredita que as pessoas devem ser tratadas com respeito e amor.
Alice: Não concorda e não gosta do mundo real, ja no mundo do País das Maravilhas ela é feliz e vive do jeito dela,
4- Devido a seu jeito de ser e vestir, algumas pessoas pode compreende-lo como louco. Na minha opinião, o chapeleiro é o modo em que a sociedade vê os filósofos.
5- O mundo real é onde Alice vive com seus familiares e existem varias regras da qual ela não concorda. O mundo imaginário é o País das Maravilhas, onde ela vive bem e pode fazer o que quer.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paulaguimaraes



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Paula Guimaraes 1ºA   Qui Set 21, 2017 3:36 pm

1) A criação do mundo das ideias vem a partir da imaginação e sonhos de Alice, um lugar que ela gosta. O mundo das ideias se compara ao pais das maravilhas onde Alice se sente bem pois é um lugar onde ela pode fazer e ser o que quiser, o lugar é uma ''copia"  mas com características inexistentes no mundo real. O dualismo psicofísico  e retratado quando Alice sabe que ja esteve no pais das maravilhas antes mas somente sua alma ( nos sonhos).

2) O conhecimento permite que o homem evolua cada vez mais, onde cada um aprenda com os erros ao longo da vida e vá crescendo mentalmente. Não conseguimos adquirir todo o conhecimento nessa vida, por isso independente da idade não podemos parar de aprender coisas novas.

3) Rainha Vermelha: ela vê o mundo com um certo ódio ( pelo fato de ser diferente fisicamente ) e com isso usa de seu poder como governante para descontar sua raiva nas coisas que não a satisfazem.
Rainha branca: vê o mundo como um lugar bonito e agradável e faz de tudo para que continue assim.
Alice: não gosta muito das regras do mundo real, sente que ele não pode ser mudado mas sabe que não pode ficar vivendo apenas num "sonho". Ela vê o pais das maravilhas como um lugar incrível onde ela se sente em casa, se sente livre.  

4) Pelo modo diferente como ele age, pensa e fala é considerado um louco. Se encaixa na filosofia pelo modo de ter uma outra visão do mundo.

5) mundo real é representado no lugar onde Alice vive, onde tem de seguir varias regras. Já o mundo imaginário é o pais das maravilhas ela se sente mais livre e é onde as coisas e pessoas tem características super diferenciadas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
GabrielPhilipe 1ºA



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Re: Alice e a caverna de Platão   Qui Set 21, 2017 4:12 pm

Podemos identificar o mundo das idéias no filme, através do imaginário.O mundo das idéias representa a verdade e o original, e é basicamente do que o País das Maravilhas é feito, ele não é igual ao nosso mundo é cheio de elementos ditos como fantasiosos, como um dragão e animais falantes.
O mito da caverna é apresentado de forma sútil no filme, podemos perceber que no inicio do filme Alice está presa em uma realidade que ela quer se libertar, inclusive elas está sempre distraída pensando em coisas diferentes das pessoas ao seu redor que acabam julgando seus pensamentos como absurdos e loucos, mas quando Alice vai para o País das Maravilhas ela sai de sua realidade e vê que o mundo é muito mais do que aquilo que ela conhecia, fazendo assim Alice se libertar das suas "amarras".
O dualismo psicofísico é mostrado no filme através da luta da Alice contra o Jaguadarte. Alice não acreditava ser capaz de derrotar o Jaguardarte, mas quando ela aceita seu destino e usa a filosofia de seu pai (pensar em 6 coisas impossíveis antes do café da manhã) ela consegue derrotar o Jaguardarte. Mostrando assim que a sua capacidade mental e intelectual é maior que sua capacidade física.
O conhecimento e as escolhas influenciam fortemente o intelectual dos ser humano, se uma pessoa tem conhecimento ela irá fazer boas escolhas (pelo menos as que se adequam a ela). E se uma pessoa faz boas escolhas ela irá em direção ao conhecimento seja intelectual ou apenas de vivência. A capacidade intelectual do ser humano é gigantesca basta apenas conhecer o melhor para você e fazer as escolhas que você julga melhor.
A Rainha Vermelha vê o mundo de forma agressiva e raivosa, as suas magoas com a irmã e do seu passado fazem ela se sentir insegura e impotente, sendo assim ela acha que só irá ser respeitada usando o medo e fazendo os seus súditos temerem ela.
A Rainha Branca vê o melhor do mundo. Ela acredita nas pessoas e encoraja elas a serem quem querem ser sem ter medo do que os outros vão pensar, serem confiantes e otimistas. Ela é uma rainha bondosa, por isso seus súditos tem muito apreço e respeito por ela.
Alice é uma menina sonhadora e corajosa. Ela vê o mundo como uma grande arca do tesouro, cheia de mistérios e lugares a serem explorados. Contudo Alice se sente presa e desacreditada, tendo uma vida com muitas obrigações das quais ela faz para agradar a sua mãe.
O Chapeleiro é considerado louco por ser uma pessoa extremamente criativa e misteriosa com suas palavras, apenas algumas pessoas entendem ele e o que el está dizendo. Essas características acabam sendo inseridas na Filosofia, já que filósofos são vistos muitas vezes como loucos incompreendidos.
O mundo real é representado com cores frias e tristes, que refletem para o telespectador como Alice se sente nele, reprimida e desacreditada. Isso é o mundo real onde vários sonhos são desacreditados e nem sempre as pessoas são felizes.
O mundo imaginário ( O País das Maravilhas) é representado com cores alegres e vivas, e com vários aspectos fictícios, como animais falantes e criaturas místicas. Assim é mostrado que lá tudo é possível e é a terra onde seus sonhos se tornam realidade. No País das Maravilhas, Alice se sente bem e confiante, fazendo assim que quando ela sai de lá ela queira correr atrás do seu sonho de viajar pelo mundo.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vivianne Christina



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Vivianne Christina 1 Ano A    Qui Set 21, 2017 5:16 pm


1 : O mundo das ideias seria Alice no País das Maravilhas, porque é onde ela descobre um mundo fantástico com diversas coisas incomuns como os animais poderem falar com os humanos .






2 : Conhecimento é algo que não pode ser tirado de você , a frase “só sei que nada sei” , é uma frase usada na Filosofia como um ponto de partida na vida das pessoas .



3 : A Rainha Vermelha só queria um lugar no qual não houvesse diferenças , onde todos fossem iguais. A Rainha Branca queria que todos deviam ser tratados com amor e carinho. Para Alice já era um mundo totalmente diferente do mundo no qual ela vivia , o buraco no qual ela caiu a leva a um local onde tudo é possível.




4 : Ele se veste de uma forma na qual as pessoas a vêm como louco . Para mim ele se veste como ele via os filósofos .




5 : O mundo real e onde Alice vivia com seus pais e amigos . E o mundo imaginário e onde vivia Alice no País das Maravilhas, onde tudo é possível, como os animais conversarem com os humanos .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victor Mitre 1B



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Victor Mitre 1B   Qui Set 21, 2017 5:50 pm

1-O mundo das ideias seria o País das Maravilhas, onde temos muitas características que não tem no mundo real, onde animais falam , pessoas com poderes , onde há poções magicas, etc .O filme se compara ao Mito da Caverna porque Alice não quer mais seguir as regras do seu mundo , não se sente confortável , onde ela está presa pelas regras , o dualismo psicofísico é mostrado no final do filme onde que os pensamentos , sonhos , de Alice que a levou até o País das maravilhas e não fisicamente.

2- O conhecimento é uma coisa muito importante , onde vamos conquistando ao passar do tempo. Onde evoluímos nossos pensamentos e a forma de ver as coisas , temos que sempre correr atrás de mais conhecimento.

3- Rainha Vermelha: ela vê o mundo com ódio  , tudo tinha que ser do seu jeito , usando a violência e grosseria como seus principais atos.
Rainha Branca: todos devem ser tratados com amor e carinho , onde ela governa com paz e alegria. Faz de tudo para que o mundo continue bem .
Alice: Não gosta do mundo real , não se da bem com as regras do mesmo. Já no mundo das maravilhas ela se da bem , vive do seu jeito , se sente confortável , livre.

4- Pelo seu jeito de conversar , jeito que age ,suas roupas e seu modo criativo. A filosofia pode ser vista nas características dele , já que muitas vezes os filósofos são vistos como doidos em seus pensamentos.

5-No inicio do filme mostra Alice com sua família na festa de noivado ,nessa cena  entender que esse seria o mundo real, onde ela tem que seguir as regras que não concorda. Quando o coelho leva Alice até sua toca , seria então o País das maravilhas, o mundo onde ela se sente livre e se sai muito bem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Pedro Henrique 1 A



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Re: Alice e a caverna de Platão   Qui Set 21, 2017 6:06 pm

Trabalho de filosofia
- o mundo das idéias seria o país das maravilhas,onde Alice não se sente mais presa e onde coisas fantásticas podem ser feitas, até mesmo mesmo animais que falam surgem no país das maravilhas. O filme retrata a caverna de Platão onde o mundo real seria o fundo da caverna e o país das maravilhas oque e refletido no fundo.
- ‎O conhecimento é algo sempre buscado por muitas pessoas, tanto para a evolução física quanto para a evolução mental, não há idade para adquirir conhecimento, mesmo idosos podemos tentar buscar o conhecimento
- ‎A rainha vermelha se baseia em medo e violência, ou seja para ela o mundo tem que ser como ela quer, e quem descorda disso está suposto a morte, daí ela tira sua força, pois todos acabam sentindo medo dela. Já a rainha branca se baseia em amor e carinho,ao contrário de sua irmã ela entende que diferenças de existir. Alice não gosta muito do mundo real porém sabe que não pode viver em uma fantasia.
- ‎Pelo seu jeito de agir e de vestir, pode se dizer que tem uma visão de mundo diferente.
- ‎O mundo real seria o mundo onde Alice foi criada,onde é tudo mais rígido por isso ela se sente presa,já o mundo imaginário seria o país das maravilhas, onde tudo é possível.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
victor raphael



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Victor Raphael da Silva Dias 1º A   Qui Set 21, 2017 6:57 pm

1) Podemos ver que existe no mundo real onde Alice vive uma insatisfação com algumas coisas, nesse momento entra o mundo das idéias onde tudo que existe nele é perfeito , caracterizando o verdadeiro e original.Sendo assim a cerimonia e as coisas que tinha nela é uma copia do mundo para onde Alice foi levada .
2)Poder escolher uma questão de amadurecimento e responsabilidade que traz junto a si uma chance de errar .Uma frase que demostra um dos lados de crescimento intelectual é a frase "só sei, que nada sei"  que demostra que existe diversos pontos de vistas e que "ninguém" e capaz de saber de tudo e todos.
3)Rainha vermelha: demostra seu poder através de amedronhar as pessoas, faz com que as pessoas sintam medo ao te desrespeitar e tem atitudes violentas, querendo que todos sejam do seu jeito.
 Rainha branca: trata tudo e todos com amor, ganhando respeito e fidelidade somente pelo seu jeito  meigo e doce de ser.
 Alice: uma menina que quer ter liberdade de escolher e que encontra isso no mundo das ideias( no mundo era a "salvadora") onde tudo é possível, e ao voltar ela decidi ir contra tudo e todos e nega o pedido de casamento de seu pretendente.
4)Pelo seu jeito de vestir e falar que é um jeito misterioso e poucos tem uma capacidade entender suas palavras. Associa-se a filosofia na parte da razão que é a busca pelo saber.o chapeleiro pode representar nos dias de hoje filósofos e sociólogos.
5) O mundo real é representado pelo mundo onde ela vive e tem que seguir regras, não realizando suas vontades e muito menos poder de escolha .O mundo imaginário (pais das maravilhas) retrata o  mundo imaginário onde existe seres míticos tornando tudo naquele mundo possível de realizar ,fazendo com que ela volte ao mundo com coragem para viver de seu modo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giancotti



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: leo giancotti   Qui Set 21, 2017 7:07 pm

1- O mundo das ideias é retratado no filme quando Alice conhece um mundo onde animais falam e tem poderes, há poções mágicas e outras coisas q não existem no mundo real. O mito da caverna é mostrado quando alise esta “presa” em casamento em que ela não se sentia bem, e então segue um coelho e chega a um mundo interessante para ela. Já o dualismo psicofísico é mostrado quando Alice descobre q já havia ido no país das maravilhas “em outra vida”.
2- As pessoas necessitam de conhecimento para que possa fazer boas escolhas para sua vida.
3- A rainha vermelha mostra intolerância, arrogância e ignorância com todos, é uma pessoa amargurada, a rainha branca governa seu povo com carinho, e dedicação, Alice é corajosa e destemida, quer sempre ajudar.
4- Por seu jeito e personalidade, por alguns filósofos serem nomeados como loucos.
5- O mundo real é mostrado no inicio, quando Alice esta com sua família no casamento, e o imaginário é o país das maravilhas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
mariana 1A



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Re: Alice e a caverna de Platão   Qui Set 21, 2017 7:24 pm

1) -O mundo das idéias é retratado pelo País das Maravilhas, em que lá tem coisas que no outro mundo( o nosso mundo) não existem, coisas abstratas e que são tratadas como fantasias pelas outras pessoas que não tem a visão de Alice. Sendo que no mundo das idéias (País das Maravilhas) as coisas existem na sua essência, de forma absoluta, e no outro mundo as coisas existem de forma aparente, e não como realmente são em si.
Mito da caverna é mostrado quando Alice quer se “libertar” daquele mundo, onde as pessoas estão acostumadas e habituadas á viver e aceitas as coisas como estão vendo, achando que o real é aquilo e não aceitando que pode ser possível ter um “outro lado”, criando bloqueios para ver esse tal lado e não conseguindo enxergar o que seria realmente verdadeiro.
Dualismo psicofísico foi mostrado no final, quando a mente (pensamentos, sonhos, imaginação e etc.) de Alice que á levou para o País das maravilhas e não o seu corpo necessariamente.
2)- É por meio do conhecimento que o ser humano consegue crescer e evoluir mentalmente, sempre temos que buscar conhecer coisas nova cada vez mais, assim conseguimos formular e questionar idéias, saber a verdade e nos manter informados sobre determinado assunto.
3)Rainha Vermelha acredita no ódio, violência e desrespeito aos demais, acha que essas coisas são a base para impor autoridade e respeito á sua pessoa . Almejando sempre mais poder.
Rainha Branca É uma pessoa bondosa, alegre, trata todos com respeito, vê o melhor do mundo e não gosta da guerra, não precisa da grosseria e violência para fazer com que os outros tenham respeito por ela.
Alice não gosta e se conforma apenas ao que seu mundo lhe propõe, usa sua imaginação e consegue ter uma visão do outro mundo, em que ela se sente melhor.
4) Pelo seu jeito próprio de pensar,agir e falar, misterioso e diferente de ser. Os filósofos muitas vezes não são compreendidos e vistos como loucos pelos pensamentos que tem.
5) Mundo Real é apresentado como aquilo que são “aceitáveis” pela maioria das pessoas, por coisas concretas, como por exemplo uma festa de noivado, e onde as pessoas não tem anomalias físicas como no outro mundo, tendo que seguir regras impostas.
Mundo imaginário é apresentando um lugar com cores mais vivas, onde tudo é possível, não tendo que seguir tais regras, e um lugar aonde as pessoas não vão á tratar como louca por seus pensamentos e imaginações.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Henrique D



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Henrique 1b   Qui Set 21, 2017 7:27 pm

1- O mundo das ideias: quando Alice conhece um mundo onde animais falam e tem poderes, há poções mágicas e etc. Mito da caverna: O momento em que Alice esta em uma cerimonia com vários costumes da época, o que a deixou entediada, então vai atrás de um coelho e chega ao pais das maravilhas. Dualismo psicofísico: quando Alice vê que já tinha vivido essa historia no país das maravilhas antes, em outra vida.
2- O conhecimento é preciso para que as pessoas façam suas escolhas com inteligência, para que não tenham problemas no futuro por escolhas erradas.
3- Rainha vermelha: acha que com violência e crueldade ela será respeitada. Rainha branca: quer sempre fazer o bem, e tem muito amor pelos outros. Alice: tem muita curiosidade, quer sempre descobrir coisas novas e fazer o bem.
4- Pelo seu jeito louco de ser e se vestir, se assemelha a filosofia por sua relação com o mundo das ideias (país das maravilhas).
5- O mundo real é mostrado quando Alice esta na cerimonia com as pessoas, e o imaginário quando esta no país das maravilhas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
anaclaramiranda



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Ana Clara Batista Miranda 1°B    Qui Set 21, 2017 7:48 pm

1- O mundo das ideias seria o país das maravilhas, onde ela descobre coisas fantásticas, animais podem falar e varias coisas incomuns.
2- O conhecimento é muito importante, e isso é adquirido ao longo do tempo, você ganha mais maturidade e responsabilidade. E é sempre bom aprender coisas novas independente da idade.
3- rainha vermelha- A rainha vermelha acha que sendo grosseira e sendo cruel ela faz com que respeitem ela e quer adquirir mais poder.
rainha branca- A rainha branca acha que todos devem ser tratados muito bem e com muito amor, vê o mundo da melhor forma, diferente da rainha vermelha.
Alice- A Alice é muito corajosa e muito curiosa, no país das maravilhas ela se sente bem e agradável.
4- Pelas suas roupas, pelo seu jeito de falar e algumas pessoas falam que ele é louco. Ele se encaixa por ter uma visão totalmente diferente e por representar os filósofos.
5- O mundo real é onde Alice não tem liberdade e se sente presa naquele mundo, onde tem que seguir regras. Já no país das maravilhas é tudo possível, ela tem liberdade e é feliz.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gabriel Pereira



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Re: Alice e a caverna de Platão   Qui Set 21, 2017 8:05 pm

1-O mundo das ideias é retratado no filme quando Alice conhece um mundo abstrato onde animais falam e tem poderes, há poções mágicas e etc; O momento em que Alice esta em uma cerimonia de casamento cheia de costumes em que ela não se sentia bem, e então vai atras de um coelho e acaba chegando a um lugar cheio de coisas novas e interessantes para ela, se assemelha ao mito da caverna; Já o dualismo psicofísico é mostrado quando Alice vê que já tinha vivido essa historia no país das maravilhas antes, que no caso, antes de encarnar havia "vivido" no mundo das ideias

2-. Não conseguimos adquirir todo o conhecimento nessa vida, por isso independente da idade não podemos parar de aprender coisas novas.

3-A rainha vermelha considera as pessoas com certa diferença corporal como seu pode pelo fato que ela é diferente pelo tamanho da cabeça, ela vê o mundo como uma oportunidade de adquirir mais poder

4-ele se veste como uma pessoa "doida" e assim que as pessoas o ver, mais ele msm e um filosofo

5-No inicio do filme mostra Alice com sua família,em uma festa de noivado,assim dando a entender que esse seria o mundo real e quando ela é levado pelo coelho até sua toca e vai para o pais das maravilhas,seria então o mundo imaginário.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Samia Lopes



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Re: Alice e a caverna de Platão   Qui Set 21, 2017 8:09 pm

1)Podemos observar que o mundo das ideias e o pais das maravilhas pois ele e criado pela imaginação da alice , o mito da caverna e o pais das maravilhas porque e um copia do mundo real e o dualismo tem haver com o que e real e a imaginação dela.
2) o ser humano evoluiu por causa do conhecimento que foi adquirindo ao longo do tempo e que quanto mais conhecimento mais inteligente fica , podendo superar seus limites e que cada um adquiri conhecimentos diferentes . Mas é preciso tomar cuidado para usar seu conhecimento sempre a favor da sociedade , não contra ela.
3) Para a rainha vermelha , aquele era o seu mundo , apenas ela era a rainha de tudo , cortando quaisquer cabeça que entrasse em seu caminho e ela tinha um certo medo da alice pois mostrava na professia que alice derrotará o Jabadarte.
Rainha Branca era muito tranquila diferente de sua irmã que era muito nervosa , e ela procurava sempre fazer o certo e resolver a intriga que tinha com sua irmã que se dizia ter direito ao trono por ser a irmã mais velha.
Alice no inicio não aceitava que era a tal alice que eles sempre falavam e dizia que iria acordar desse tal sonho que ela dizia que era dela , e por fim ela se decidi e diz ser quem ela é realmente é , e aceita que deve matar o Jabadarte.
4) Por ele ter aquele cabelo e ser daquele jeito e pelo passo maluco , que e mostrado no final do filme quando alice derrota o jabadarte. Porque ele tem uma visão diferente das coisas.
5) o mundo real através da vida de alice que é pedida em casamento e quando ela demora a aceitar que ela e alice do pais das maravilhas dizendo que aquele mundo todo é uma imaginação dela e o imaginario atraves do chapeleiro maluco , do gato , da rainha vermelha por conta de sua cabeça , por causa da lagarta que é como se fosse uma vidente no mundo real , do capturanda , jabadarte e outras coisas mostradas no filme que são bem dificeis de achar no mundo real.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Nathan Vitor



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Nathan Vitor da Silva - 1A   Qui Set 21, 2017 8:16 pm

-A obra ficcional retrata muito bem a ideia do mito da caverna relacionando o dualismo ao contexto do enredo.
-A semelhança começa quando Alice corre atrás do coelho e caiu em um buraco para um mundo totalmente diferente do habitual relacionando o mundo do casamento o mundo sensível, pois é semelhante ao nosso, material e fisicamente explicado, já o mundo apos a "queda" o inteligível, algo "meta-físico" onde coisas ao nosso ver existem mas não são porte do nosso mundo, algo comparado a corpo e alma onde o corpo tudo ocorre e a alma algo alem da compreensão cientifica.
-Retrata dois lados na guerra o bom e o mau onde ambas rainhas são irmã porem com ideias opostas pois possuem visões de mundo diferentes onde  a rainha branca acredita que as pessoas devem ser tratadas com respeito e amor para paz nos conflitos e conquista a submissão através do respeito já a rainha vermelha acredita que a forma de ser respeitada é usando a violência e grosseria sendo autoridade máxima no reino e através do temor a submissão que deseja.
-Tendo o Pais das maravilhas como um local onde tudo pode acontecer e ideias serem realidade como a lenda que na guerra um cavaleiro mataria o dragão então Alice o mata um local onde não apenas o ético convive mas todas as formas e visões diferentes de mundo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bárbara Couto 1A



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Bárbara Couto 1A    Qui Set 21, 2017 8:30 pm

1)O mundo das ideias pode ser observado quando Alice vai para o País das Maravilhas e encontra coisas que ela nunca tinha visto e nunca imaginava que existiam como animais que falam e poções para encolher e crescer.O filme apresenta uma comparação com o mito da caverna quando Alice está em sua festa de noivado e lá não estava se sentindo bem pois não gostava dos costumes que havia na época e então foge porque viu o coelho chamando-a e ela descobre um mundo totalmente diferente . Dualismo psicofísico consiste em corpo e alma e que Alice já tinha vivido no País das Maravilhas antes de ir para o mundo sensível.
2)O conhecimento é essencial para a formação do ser humano porque cada vez mais que você tenha curiosidade vai obter mais conhecimento e saber fazer as escolhas certas para ter um desenvolvimento intelectual.
3)Rainha vermelha: se você fazer o mal,vai conseguir mais poder pois as pessoas vão ter medo de você e vão obedecer.
Rainha Branca: tratar todos bem e com muito carinho e respeitar todos não importa quem seja.
Alice: vê o mundo real com muitas regras e todos julgando ela e no país das maravilhas tudo é possível e ela vai ser quem ela quiser.
4)Pelo modo de agir,falar e se vestir. Sua relação com o mundo das ideias(país das maravilhas)
5)Mundo real aonde Alice vivia com sua família e mostrado no começo do filme.Mundo imaginário é o País das Maravilhas.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
paula teodoro



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Paula Teodoro 1B   Qui Set 21, 2017 9:07 pm

1- O mundo das ideias é perceptível quando Alice entra em um mundo totalmente imaginário e surreal, onde animais conseguem interagir com humanos e várias outras coisas abstratas.
Já o Mito da Caverna podemos comparar quando a Alice não se sente bem em uma festa, onde seria a "caverna" que simboliza o mundo e é levada através de um coelho para um mundo totalmente novo, se libertando da "caverna".
O Dualismo Psicofísico é notado quando Alice percebe que tudo foi apenas fruto da sua imaginação e nada aconteceu de fato.

2- É pelo conhecimento que sabemos diferenciar o certo e o errado, é necessário para evoluirmos sempre, adquirir sabedoria e fazermos as escolhas certas para assim formarmos o nosso caráter.

3- Para a rainha vermelha o mundo é controlado pelo ódio, poder, assim o mais temido será sempre o mais respeitado e poderoso.
Para a rainha branca o mundo deveria ser controlado pelo amor, respeito e bondade, acredita sempre no melhor de cada um.
Para Alice o mundo é totalmente novo, incrível, cheio de segredos que a faz acreditar capaz de fazer tudo, em que não precisa ter medo e tudo está ao seu alcance.

4- Pela sua personalidade, seu jeito diferente de agir, a filosofia pode ser imposta por sua visão do mundo ser totalmente diferente dos outros.

5- O mundo real é representado pelo mundo em que Alice vive, onde possui sua própria cultura e regras e não se sente feliz, por ser pressionada a fazer as coisas onde muitas vezes não concorda. Já o mundo imaginário seria o Pais das Maravilhas, onde tudo é possível e ela faz o que bem entende, sem ser julgada ou imposta para fazer as coisas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Samuel Xavier



Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/09/2017

MensagemAssunto: Re: Alice e a caverna de Platão   Qui Set 21, 2017 9:24 pm

1 - O mundo das ideias é quando Alice descobre o país das maravilhas onde lá, é tudo diferente.Animais falam,poções mágicas como a de crescimento/encolhimento,entre outros.A obra se compara ao mito da caverna quando Alice não se sente bem no mundo que está,pois se sente presa e limitada pelas regras do mundo em que vive.O dualismo psicofísico é observado na obra onde Alice vive em um  mundo material onde segundo Platão é a ''cópia'' do mundo inteligível que é o lugar onde se têm  a ideia de tudo.

2 - O conhecimento e a sua busca são fundamentais e essenciais para a vida humana,tanto para a evolução quanto para as suas escolhas.E uma coisa leva a outra , você faz suas escolhas e as mesmas o definem quem é você ,fazendo com que isso forme um ser intelectual.

3 - A rainha Vermelha tem a visão do mundo com ódio e violência apenas e com isso acha que só irá ser respeitada incentivando o medo em seu reinado e fazendo com que seus servos tenham temor dela. Já a rainha Branca vê o lado bom do mundo.Ela acredita e incentiva as pessoas a serem uma pessoa melhor sem ligar para o que os outros pensam, fazendo eles serem confiantes e pessimistas. E pelo fato dela sempre acreditar nas pessoas ela crê que como amor e carinho as pessoas vão respeita-lá.E Alice é uma menina sonhadora e destemida.Ela vê o mundo como um tesouro, cheio de mistérios e lugares para se  explorar. Contudo Alice se sente presa e incapaz, tendo uma vida com muitas obrigações para agradar aos outros.

4 - Com suas atitudes e costumes,da a ideia/percepção que ele é louco. a filosofia associa-se a razão que é a busca pelo entender,conhecer. Quando se trata de alguns filósofos serem nomeados loucos pelo conhecimento profundo e sábio.

5 -  mundo real é representado no lugar onde Alice vive com sua família,amigos,primos, onde é limitada há várias regras. Já o mundo imaginário é dramatizado como o País Das Maravilhas o mundo em que ela se sente mais liberta e vive as suas travessuras e é onde a realidade é totalmente divergida dos padrões da sociedade em que ela vivia.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Pedro Augusto 1A



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Re: Alice e a caverna de Platão   Qui Set 21, 2017 9:32 pm

º O mundo da ideias é algo que muitos concordam ser surreal, mas a partir do momento em que Alice pensa nele ele deixa de ser surreal, poque para ela isso realmente aconteceu.

º A partir do momento em que você sabe o errado e o certo e suas diferenças, você terá a capacidade de evoluir.

º Para Rainha Branca, tudo deveria ser perfeito e na paz, já Para a Rainha Vermelha, o mundo é algo aonde ela manda independente de ser ruim ou bom.

º O Chapeleiro apenas parece ser maluco, mas ele sabe oque é bom para ele e por isso age assim, a filosofia tem relação a partir do momento em que para ele, ele sabe como sobreviver do eu próprio jeito e sem precisar da opnião dos outros.

º O mundo real, é um mundo em que a vida de Alice é mais difícil, porque ela tem que fazer suas obrigações que mesmo sem ela quiser ela é obrigada, já o mundo imaginário, ou País das Maravilhas, é onde tudo pode ser possível.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Iago Venâncio Rabelo



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2017

MensagemAssunto: Re: Alice e a caverna de Platão   Qui Set 21, 2017 10:40 pm

1) A comparação usada entre o mundo abaixo da arvore de Alice e o mundo das ideias de Platão existe pelo fato de ambos serem uma realidade abstrata da nossa realidade material
2) Com o conhecimento o ser humano consegue ''evoluir'' e poder fazer escolhas que vão determinar seu caráter, seu jeito de viver...
3) A Rainha Vermelha e uma especie de ditadora que deseja que o mundo inteiro seja governado por ela e que ela deve mandar em todos e todos devem fazer a vontade dela, A Rainha Branca por outro lado deseja que todos os seres vivos sejam livres para fazer suas próprias escolhas. E Alice se vendo no meio de toda essa situação, percebe que o melhor a se fazer e salvar todas essas pessoas e dar fim a guerra.
4) O Chapeleiro e maluco pois os desastres que aconteceram na sua vida o fizeram assim, a filosofia pode ser inserida nisso mostrando que pelo fato dele ser maluco, suas ideias sao diferentes a razão comum.
5) O mundo real e o qual a Alice e uma mulher prometida a um homem pelo qual ela não gosta mas se vê obrigada a fazer isso, e o mundo imaginário e aquele onde ela pode ser o que deseja e onde tudo e possível
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Alice e a caverna de Platão   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Alice e a caverna de Platão
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» O Mito da Caverna de Platão
» Mito da caverna
» Lógica de Platão e Aristóteles
» Os piores lugares para morar
» Unesp 2012 - 1ª fase

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ALICE NA CAVERNA :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: