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 Frankestein e a Filosofia - 3º Ano / Ensino Médio

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Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/08/2017

MensagemAssunto: Frankestein e a Filosofia - 3º Ano / Ensino Médio   Ter Ago 22, 2017 5:00 pm

Leitura complementar - Frankenstein : Romantismo, Filosofia e Ciência ao fim do século XVIII e início do XIX. Figueiredo, Guilherme Galvão de. 2009.

A leitura complementar (Capítulo 2 e Capítulo 3 - 3.1 / 3.2) e o filme assistido em sala de aula contribuirão para que o fórum se desenvolva com maior fluidez. A avaliação será observada diante da participação e da argumentação no fórum.


  • Apresente as questões teórico-filosóficas presentes no filme.

    Qual a relação existente entre Frankstein e as ideias iluministas?

    Como a Filosofia e a Ciência contribuem para o desenvolvimento da sociedade no século XVIII?

    Como Filosofia e Ciência se contrastam nesse período histórico em que o filme é situado?

    Como o conhecimento empírico e o conhecimento científico se apresentam nas obras?

    Como as ideias de Locke podem se estabelecer diante das ideias construídas por Victor Frankestein?

    Quando o médico transforma-se em monstro? Como o monstro é visto diante da sociedade?

    No início do filme, mostra como a ciência era segregacionista, como isso pode ser percebido?

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Breno Marques



Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/08/2017

MensagemAssunto: Breno - Professor   Sex Ago 25, 2017 10:17 am

Sua avaliação será pautada diante de sua participação e argumentação no fórum.
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Letícia Oliveira



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Data de inscrição : 02/09/2017

MensagemAssunto: Letícia Oliveira - 3ªB Ensino Médio   Dom Set 10, 2017 7:09 pm

Apresente as questões teórico-filosóficas presentes no filme “Victor Frankenstein”

Qual a relação existente entre Frankenstein e as ideias iluministas?
O filme Frankenstein mostra o desenvolvimento de testes científicos rumo à criação da vida, justamente no período em que surgia um movimento de ideais iluministas na Europa. Para o médico Victor Frankenstein, a espécie humana passou a ser sua causa mais importante. Os pensadores iluministas defendiam que o homem deveria estar no centro do mundo e não Deus. O pensamento racional deveria ser usado para a busca de respostas e não como era feito até o momento: terem as questões justificadas pela fé. Assim, Frankenstein acreditava nos ideais iluministas e atuava pelo domínio da razão sobre o teocentrismo.

Como a Filosofia e a Ciência contribuem para o desenvolvimento da sociedade no século XVIII?
Nos séculos XVII e XVIII as ideias iluministas se difundiram pela Europa e a Filosofia e a Ciência foram o fio condutor para esse movimento, já que a base era o pensamento racional e o empirismo. A ideia de se superar a ignorância, levou os pensadores a cada vez mais questionar e pesquisar sobre diversas áreas culminando em várias descobertas, autonomia humana, avanços e consequentemente o desenvolvimento da sociedade.

Como Filosofia e Ciência se contrastam nesse período histórico em que o filme é situado?
Ambas pautaram-se pelo uso da razão em oposição à tradição e o pensamento religioso. No entanto, a Filosofia promovia um desenvolvimento intelectual que passou a questionar, além das questões da natureza e da criação humana, as desigualdades sociais e o absolutismo do rei. Assim, ela ia em busca de um mundo baseado na verdade, no progresso e na liberdade. Os filósofos reivindicavam reformas políticas, econômicas e sociais para uma sociedade mais justa e igualitária.
Já a ciência, só nesse período Iluminista que se separou da Filosofia, pois iniciaram-se as pesquisas empíricas e científicas. Todas as teorias, até então duvidosas, passaram a ser questionadas e ou abandonadas e o método científico se tornou a base para se comprovar as teses. Houve avanços em diversas áreas- como a matemática, física, medicina e astronomia- com as constantes descobertas.

Como o conhecimento empírico e o conhecimento científico se apresentam nas obras?
O conhecimento científico é a junção das invenções e descobertas com todas as suas conclusões e comprovações. Já o conhecimento empírico são as experiências em si realizadas. No filme, a trama para alcançar a imortalidade é mostrada sempre acompanhada de ambos conhecimentos de Victor Frankenstein e Igor, o seu ajudante.
Victor usou de outras descobertas já realizadas no mesmo período por outros cientistas, como a Corrente Elétrica (Galvani) e o para-raios (Benjamim Franklin), por exemplo para auxiliar na sua obra. Realizando testes (pesquisa empírica) em cadáveres de animais e humanos e associando-os aos conhecimentos teóricos e as novas descobertas do período, Igor e ele conseguiram criar vida a partir de matéria morta.

Como as ideias de Locke podem se estabelecer diante das ideias construídas por Victor Frankenstein?
John Locke afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e observações do mundo.
Victor Frankenstein comprova esses ideais de Locke ao iniciar sua criação, pois através de estudos e experiências adquire mais conhecimento e avança em sua pesquisa. Victor ainda constrói uma personalidade de caráter inteiramente científico, já que dedica sua vida as suas pesquisas (pela vontade de obter sucesso na sua criação e pelo orgulho ferido ao ver seu trabalho ser rejeitado no mundo acadêmico).

Quando o médico transforma-se em monstro? Como o monstro é visto diante da sociedade?
Mesmo em um período em que as ciências se desenvolviam muitas descobertas ocorriam decorrentes do uso da racionalidade, a ideia de criar vida a partir de matéria morta ainda era vista como algo impossível, desafiador e totalmente contrário aos princípios religiosos.
Entretanto, Frankenstein acredita ser possível e necessário à humanidade para reduzir seu sofrimento com familiares. Ao iniciar a criação, Victor se transforma em um monstro devido a obsessão com as pesquisas em reproduzir vida e surge uma responsabilidade paternal com a criatura.
Esta criatura é vista pela sociedade como algo horrendo e até ameaçador não só pelo seu aspecto como também pelo seu comportamento social e a questão ética. Criar uma vida humana poderia fazer dela um ser totalmente infeliz, justamente por ser uma cópia e somente isso.

No início do filme, mostra como a ciência era segregacionista, como isso pode ser percebido?
Em seus estudos, Victor começa colecionando órgãos de diferentes animais e humanos mortos para conseguir criar um ser com vida. Ao terminar sua pesquisa e levar para a sociedade científica ver seus avanços, a criatura destrói todo o prédio. Todos afirmam que ele estava criando uma aberração sem sentido e que ele deveria parar. Essa descrença em suas pesquisas fez ele ser afastado e rejeitado pelo meio acadêmico. Isso mostra que apesar de vários campos da ciência estarem se desenvolvendo, a sociedade científica ainda relutava em passar por modificações tão profundas. Em razão disso, muitos cientistas com pensamentos mais radicais, realizavam seus estudos sozinhos e sem apoio do mundo acadêmico.  

FONTES:
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/iluminismo-a-fe-na-razao-e-a-valorizacao-da-ciencia.htm
https://gvcult.blogosfera.uol.com.br/2016/12/20/filosofia-ciencia-e-arte-no-seculo-xviii/
https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/viewFile/29305/22598
https://www.google.com.br/amp/m.alunosonline.uol.com.br/amp/historia/razao-iluminista.html
http://historiacsd.blogspot.com.br/2013/03/a-revolucao-cientifica-e-o-iluminismo.html
https://www.todamateria.com.br/empirismo/
http://www.suapesquisa.com/biografias/john_locke.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702001000200001
http://stacybagwell.blogspot.com.br/2015/12/sobre-o-frankenstein-de-mary-shelley.html
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Data de inscrição : 18/08/2017

MensagemAssunto: Re: Frankestein e a Filosofia - 3º Ano / Ensino Médio   Dom Set 10, 2017 7:47 pm

Obrigado Letícia, excelente explanação da obra... Aproveito para incentivar seus colegas a também postarem suas conclusões o quanto antes...
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Abner - 3º B



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Data de inscrição : 15/09/2017

MensagemAssunto: Re: Frankestein e a Filosofia - 3º Ano / Ensino Médio   Sex Set 15, 2017 8:21 pm

Smile
Admin escreveu:
Qual a relação existente entre Frankenstein e as ideias iluministas?
O iluminismo defendia o uso da razão, baseando-se em conceitos como o Antropocentrismo e o Racionalismo, contra o antigo regime, que utilizava-se da Fé e do Teocentrismo para afirmar suas ideias. Victor Frankenstein, como doutor estudioso da Filosofia Natural especialista em química, utiliza-se de seus conhecimentos em medicina e anatomia, adquiridos por meios de métodos racionais e empíricos, para tentar criar vida contestando os limites entre o homem e divindade. Se durante a Idade Média o homem era condicionado a vontade divina, no Iluminismo o homem pode definir seu destino, submetendo a natureza e a si próprio à experimentos para tentar compreender seu funcionamento, a exemplo do monstro Frankenstein.

Admin escreveu:
Como a Filosofia e a Ciência contribuem para o desenvolvimento da sociedade no século XVIII?
O século XVIII foi marcado pelo movimento Iluminista e pela continuidade da Revolução Científica iniciada no século XVI. Com os dois eventos, a nova percepção de indivíduo e de natureza aumenta a tensão entre o discurso religioso e o científico. A relativa autonomia da ciência acompanha a secularização do pensamento e o processo de independência do homem da posição subalterna face à cosmogonia teocêntrica. A progressiva e lenta ascendência do indivíduo como unidade diferenciada no interior da sociedade acarreta um interesse maior pela compreensão do intelecto humano. A razão se estabelece como ferramenta capaz de elucidar as causas e os efeitos presentes no mundo, à medida que investe na demonstração dos fatos e no descortínio das leis reguladoras dos fenômenos. Esse ambiente foi propício para o crescimento das idéias que tornaram-se bases para a Revolução Francesa, Revolução Industrial, Independência do Estados entre outros.

Admin escreveu:
Como Filosofia e Ciência se contrastam nesse período histórico em que o filme é situado?
Como já foi respondido na primeira e segunda pergunta, a Filosofia e Ciência se unem na defesa do progresso humano sustentando as mudanças políticas e socioeconômicas do século XVIII e início do século XIX. Por exemplo, a Revolução Industrial embasou-se tanto nos inventos científicos (máquina a vapor,...) quanto em pensamentos filosóficos (propriedade privada, liberalismo econômico).

Admin escreveu:
Como o conhecimento empírico e o conhecimento científico se apresentam nas obras?
O conhecimento empírico é aquele obtido a partir da experiencia, programada ou não, cujos os resultados podem se transformar em um conhecimento científico. Victor Frankenstein e seu assistente usaram o conhecimento empírico acumulado e registrado até a época, em vários campos de conhecimento (como a medicina, anatomia, física, química), para projetar o monstro, sendo necessário o conhecimento empírico para validar as ideias do doutor. Portanto, é necessário que o conhecimento empírico comprove o conhecimento científico e vice-versa.

Admin escreveu:
Como as ideias de Locke podem se estabelecer diante das ideias construídas por Victor Frankestein?
Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo filosófico descarta também as explicações baseadas na fé. Dessa forma, Victor Frankenstein, muito mais que fazer teorias e esboços, sempre procurou desenvolver e testar suas ideias para comprovar a racionalidade de suas ideias. Victor e John Locke compartilham a ideia de que apenas a razão pode explicar e definir limites ao universo.

Admin escreveu:
Quando o médico transforma-se em monstro? Como o monstro é visto diante da sociedade?
O médico transforma-se em monstro a partir do momento em que a sociedade começa e vê-lo como tal, devido ao fato de Victor ser capaz de criar uma criatura como o monstro Frankenstein, que não aparenta ter a racionalidade humana sendo, portanto, uma ameaça às pessoas.

Admin escreveu:
No início do filme, mostra como a ciência era segregacionista, como isso pode ser percebido?
O filme evidencia que a Academia de Medicina, a qual Victor Frankenstein é vinculado e onde apresenta uma parte de seu experimento, é um local frequentado e financiado pelas elites nobres e burguesas da Europa. Os Frankensteins são uma rica e poderosa família que residia em Genebra, na Suíça. Porém, pessoas de origem pobre como o assistente Igor, mesmo com um extraordinário conhecimento e aptidão em ciências médicas, jamais teria a chance de integrar a Academia.

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Pedro Mamede



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Data de inscrição : 03/09/2017

MensagemAssunto: 3ºB- Pedro Mamede   Seg Set 18, 2017 6:56 pm

Apresente as questões teórico-filosóficas presentes no filme.


No filme é apresentado questões como a ética, e o embate entre a Fé e a Razão. Ao querer trazer vida após a morte e romper com o ciclo natural da vida é apresentado uma discussão sobre a Ética, visto que entra em conflito com valores morais da época. Já a Fé x Razão é aborda durante todo o filme, e de forma explícita na figura do investigador de Londres, que persegue o cientista por suspeitar de suas experiencias, e considera-las profanas.

Qual a relação existente entre Frankstein e as ideias iluministas?

Os Iluministas valorizavam a razão acima de tudo, julgavam o mais importante instrumento para conseguirem alcançar o conhecimento.
Estimulavam o questionamento, a investigação e a experiência como forma de conhecimento da natureza, sociedade, política, economia e o ser humano. Portanto pela valorização da razão para a conquista do conhecimento de Victor Frankenstein ele se enquadra nos princípios iluministas, sendo estas fundamentais para o desenvolvimento de suas pesquisas.

Como a Filosofia e a Ciência contribuem para o desenvolvimento da sociedade no século XVIII?


O Iluminismo, também conhecido como "Século das Luzes", foi um movimento intelectual europeu surgido na França no século XVII.
A principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade. Assim ao ter um objeto de estudo, os cientistas e filósofos iluministas desenvolveram tecnologias e princípios que foram fundamentais para ajudar a compreender a natureza e desenvolver a humanidade.


Como Filosofia e Ciência se contrastam nesse período histórico em que o filme é situado?

O termo ciência que hoje usamos para se referir a vários tipos de conhecimentos, sejam das áreas exatas, da natureza, médicas, humanas, sociais, jurídicas, etc., no período moderno, o termo ciência não possuía toda essa abrangência, e em geral era pouco utilizado, a não ser com rara exceções, como fora o caso de Galileu, o qual disse que estava redefinindo a "ciência do movimento".
Os historiadores hoje apontam três termos pelos quais os estudiosos dessa época se referiam aos seus estudos e a sua profissão: "filosofia natural", "nova filosofia" e "filosofia mecânica", logo, os mesmos se chamavam de "filósofos naturais", "filósofos da natureza" ou "filósofos mecânicos".
Porém, nessa época o sentido de filosofia era bem mais abrangente do que nós estamos habitualmente acostumados hoje em dia. Assim como o conceito de ciência é vasto para nós, o mesmo pode-se falar do conceito de filosofia para os modernos, pois no século XV durante o Renascimento, o conceito de filosofia abrangia naturalmente a própria filosofia em si, mas também a história, geografia, matemática, física, química, astronomia, anatomia, arquitetura, engenharia, alquimia, magia, e as artes. Daí, os filósofos do século XVII para especificar seu trabalho, adotaram os termos "novo", "natural" e "mecânico".


Como o conhecimento empírico e o conhecimento científico se apresentam nas obras?

Conhecimento Empírico: Popular, vulgar, transmitido de geração em geração por meio da educação informal e baseado na imitação e na experiência pessoal.
Conhecimento Científico: Conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Visa explicar "por que" e "como" os fenômenos ocorrem.

Com base nestes conceitos, podemos relacionar o conhecimento empírico está relacionado aos princípios religiosos e morais que foram transmitindo de geração em geração na sociedade, como exemplo disso no filme, podemos observar a inicial aversão, ao projeto de Frankstein, de Igor e Lorelain, visto que esse ia contrar o ciclo natural da vida, entretanto após a explanação embasada racionalmente de Victor, eles cedem, mesmo que não por completo.
Já o conhecimento científico é claramente exemplificado nas experiencias e pesquisas do cientista e seu assistente.

Como as ideias de Locke podem se estabelecer diante das ideias construídas por Victor Frankestein?

Um dos maiores empiristas britânicos, Locke afirmava que o conhecimento era proveniente da experiência, tanto de origem externa, nas sensações, quanto nas internas, através das reflexões.
Explicava que antes de percebermos qualquer coisa, a mente é como uma folha de papel em branco mas, depois que começamos a perceber tudo em volta, surgem as "ideias sensoriais simples".
Essas sensações são trabalhadas pelo pensamento, pelo conhecimento, pela crença e pela dúvida, resultando no que Locke chamou de "reflexão". A mente não é um mero receptor passivo. Ela classifica e processa todas as sensações à medida que vai formando nossos conhecimentos e nossa personalidade.
Assim, no filme é ilustrado claramente esse processo no desenvolvimento das ideias de Victor e Igor, tanto que em algumas cenas é até insinuado que os personagens conseguiam ver através dos corpos, e assim as ideias e inspirações vinham intuitivamente com define Locke "ideias sensoriais simples".

Quando o médico transforma-se em monstro? Como o monstro é visto diante da sociedade?

Victor Frankenstein estava tão obcecado em seu projeto, e considerando os outros incapazes de compreender a magnitude do mesmo, que torna-se um "monstro" ao olhar da sociedade, pois ao operar em total autonomia e sem respeitar os limites do considerado normal, é tachado de louco, e por ser um risco em potencial um monstro.
Monstro (do termo latino monstru) é o nome dado genericamente a um ser fantástico ou criatura lendária, de aspecto e atos aterrorizantes, e com base nesse conceito, ao criar o Prometheus moderno, rompe a barreira do natural e assim este também é tachado como monstro e visto diante da sociedade ( no caso do filme, apenas o investigador, pois ele é o único a ver o monstro vivo além dos cientistas.), como algo profano, criação do Satanás.

No início do filme, mostra como a ciência era segregacionista, como isso pode ser percebido?

No filme, e até os dias atuais a ciência necessita de muito investimentos e dinheiro. Naquela época por essa ainda estar em seus primórdios só tinha acesso aqueles que possuíam muito capital financeiro, como no caso de Victor e o outro individuo que vem da terceira família mais rica da Inglaterra. Além do preconceito de parte da sociedade pelos indivíduos que se interessavam pela ciência, como no caso de Igor ainda no circo.

OBS: Professor peço desculpas se não estiver muito desenvolvido algumas perguntas, tinha elaborado mais só que quase no final perdi todo o arquivo. Mas acho que ficou bom ! Smile Mesmo muito trabalhoso gostei do trabalho  study

FONTES:
https://www.estudopratico.com.br/o-iluminismo-resumo-sobre-as-caracteristicas-e-pensadores/
http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2012/10/a-revolucao-cientifica-moderna.html
https://www.todamateria.com.br/john-locke/
http://intropesqcientifica.blogspot.com.br/
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yago lorran



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MensagemAssunto: yago lorran, 3 A   Ter Set 19, 2017 7:52 pm

Tema central do filme: "o homem que queria ser Deus". O filme todo se baseia em principios eticos relacionados a criação de vida por um humano, como isso seria visto pela comunidade cientifica e religiosa, e principalmente a arte do inusitado.
Qual a relação existente entre Frankenstein e as ideias iluministas?
  No filme Frankenstein é possível perceber a vontade de Viktor mostrar possível a criação de vida através da matéria orgânica morta, tal vontade decorrente de seu ego por conta de sua recusa em meio acadêmico. É possível elucidar que ao propor tal feito, deixamos de lado o teocentrismo, buscando o antropocentrismo, forte caracteristica do período iluminista, onde é afirmado que o homem é dotado de razão e pode tomar suas próprias decisoes. Alem disso, o fato que criar vida vai de encontro ao que a Igreja Católica acredita, quebrando seus paradigmas assim como fizeram os iluministas, estimulando o pensamento, questionamento, e investigação científica.

Como a Filosofia e a Ciência contribuem para o desenvolvimento da sociedade no século XVIII?
  A filosofia junto com a ciência vem para trazer para a sociedade um olhar mais crítico e abrir a mente das pessoas em relação ao uso da razão em reação a fé. Desenvolver a ciência nos ajuda a obter melhores qualidades de vida com adventos de novas tecnologias, que vem para auxiliar nossa vida e a filosofia vem para gerar pessoas com olhares mais críticos e menos alienados pela sociedade e pela mídia. Filosofia é a corrente que nos ensina a pensar.


Como Filosofia e Ciência se contrastam nesse período histórico em que o filme é situado?

  A filosofia e a ciência caminham uniformemente por esse período e até os dias atuais. A filosofia vem desde sua origem tentando ensinar as pessoas a pensarem e constituírem um pensamento crítico, para ser possível entender as pessoas e suas relações sociais. A filosofia passou a questionar a origem humana, a organização social das cidades, o absolutismo. A ciência caminha paralelamente com o intuito de provar muitas dessas teorias, mas abrangendo muitas áreas antes não vistas, mas que no fim tudo se direciona as 2 perguntas basicas que regem o ser humano: de onde viemos? para onde vamos?

Como o conhecimento empírico e o conhecimento científico se apresentam nas obras?

  Conhecimento empírico: conhecimento de cunho popular, pautado nas experiencias vividas individualmente ou coletivamente. O conhecimento empírico é passado entre as pessoas gerando um fato social.
  Conhecimento cientifico: conhecimento que decorre de fatos comprovados cientificamente.
  No filme podemos relacionar com conhecimento empírico a aversão ao projeto de Viktor, pautada sobre a perspectiva que iria contrariar um eventual ciclo da vida, e que trazer de volta a vida matéria morta seria "errado", já que todos nós, por mais que negamos, somos influenciados pela religião, já que esta afeta uma sociedade por completo, o que nos afeta direta ou indiretamente no modo de pensar. Já conhecimento cientifico temos o  projeto de Viktor, que utiliza unica e exclusivamente de suas pesquisas e pesquisas de terceiros.

Como as ideias de Locke podem se estabelecer diante das ideias construídas por Victor Frankenstein?

  Locke afirmava que conhecimento era proveniente de nossas experiencias, sejam elas internas ou externas. Segundo ele nascemos sem saber nada como uma folha em branco, e no transcorrer da vida vamos moldando nossa personalidade e adquirindo conhecimento, ou analogamente "escrevemos na folha em branco". No filme essa ideia é mostrada ao nos informar que através de seu conhecimento amplo, de seus estudos durante tantos, anos, Viktor queria provar sua teoria de criar vida através de matéria morta, algo ate então impossível. Utilizando conhecimentos adquiridos durante a vida, ele queria provar a conclusão em que ele tinha chegado, que criar a vida é possível.

Quando o médico transforma-se em monstro? Como o monstro é visto diante da sociedade?
  Na minha concepção em momento algum o médico se transforma em monstro, o tempo todo ele só tenta provar a sua teoria que em determinado momento sai de seu controle sua experiencia, mas a essa altura já era verdade o que antes era somente sua imaginação. Pensar em Viktor como um monstro é uma visão arcaica situada predominantemente em conceitos religiosos atríbuidos em nossa sociedade, de que o homem não pode criar a vida, ou recriá-la. Viktor tentou provar sua teoria e conseguiu, mesmo que essa tenha saído de seu controle, portanto Viktor não é um monstro, e sim um visionário que pensa diferente de todos, fugindo do senso comum, assim como prega o iluminismo. Frankenstein é visto diante da sociedade como uma abominação, como uma coisa ruim e negativa. Viktor é visto como um louco que queria "ser Deus".

No início do filme, mostra como a ciência era segregacionista, como isso pode ser percebido?
  A ciência é segregacionista ao escolher em quem acreditar, ao optar pelo senso comum em relação a pesquisas concretas. Como no caso de Igor no circo, em que gostava de ciência e anatomia humana e era muito humilhado por seus companheiros de circo. Além do fato de ciência necessitar de fortes investimentos para saírem do papel. Portanto nem sempre o que fica famoso com uma pesquisa ciêntífica é o mais famoso ou até mesmo o que está mais correto, muitas vezes ele só era o mais rico/famoso. Se um zé ninguém aparece com uma teoria diferente, ele é louco. Se um cientista renomado vem falar da mesma ideia, ele é um gênio. Por isso é correto dizer que os maiores nomes da humanidade passaram por desapercebidos.
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Marianasmp



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MensagemAssunto: Frankstein   Ter Set 19, 2017 9:31 pm

Apresente as questões teórico-filosóficas presentes no filme

Qual a relação existente entre Frankstein e as ideias iluministas?
O Iluminismo havia marcado forte presença; os ideais científicos da época encaixavam-se perfeitamente nas ideias iluministas do homem como controlador da natureza, marcado pelas ideias de liberdade e razão, além da transição do feudalismo para o capitalismo (burguesia em ascensão) e o intenso desenvolvimento tecnológico propiciado pela Revolução Industrial totalmente opostas ao paradigma romântico.

Como a Filosofia e a Ciência contribuem para o desenvolvimento da sociedade no século XVIII?
A principal influência sobre a filosofia do iluminismo proveio das concepções mecanicistas da natureza que haviam surgido na sequência da chamada revolução científica do século XVII. Neste contexto, o mais influente dos cientistas e filósofos da natureza foi então o físico inglês Isaac Newton. Em geral, pode-se afirmar que a primeira fase do iluminismo foi marcada por tentativas de importação do modelo de estudo dos fenômenos físicos para a compreensão dos fenômenos humanos e culturais. No entanto, a partir da segunda metade do século XVIII, muitos pensadores iluministas passaram a afastar-se das premissas mecanicistas legadas pelas teorias físicas do século XVII, aproximando-se então das teorias vitalistas que eram desenvolvidas pelas nascentes ciências da vida. Boa parte das teorias sociais e das filosofias da história desenvolvidas na segunda metade do século XVIII, por autores como Denis Diderot e Johann Gottfried von Herder, entre muitos outros, foram fortemente inspiradas pela obra de naturalistas tais como Buffon e Johann Friedrich Blumenbach.

Como Filosofia e Ciência se contrastam nesse período histórico em que o filme é situado?
Chama-se Revolução Científica ao período que começou no século XVI e prolongou-se até o século XVIII. A partir desse período, a Ciência, que até então estava atrelada à Teologia, separa-se desta e passa a ser um conhecimento mais estruturado e prático.  Esta corrente de pensamento e comportamento pregava a utilização de um senso crítico mais elevado e uma maior atenção às necessidades humanas ao contrário do teocentrismo da Idade Média, que pregava a atenção total aos assuntos divinos e, portanto, um senso crítico menos elevado. Este maior senso crítico exigido pelo humanismo permitiu ao homem observar mais atentamente os fenômenos naturais em vez de renegá-los à interpretação da Igreja Católica e o intenso desenvolvimento tecnológico propiciado pela Revolução Industrial.


Como o conhecimento empírico e o conhecimento científico se apresentam nas obras?
O conhecimento empírico, que também é conhecido como conhecimento vulgar ou senso comum, é o conhecimento sem qualquer base de pesquisa teórica. Ele é passado de geração em geração, ou adquirido da experiência de vida das pessoas. É baseado apenas nas crenças do indivíduo e foi exatamente isto que Victor junto com o seu assistente fizeram, montaram uma espécie de humano utilizando o conhecimento que tinham, assim definido como conhecimento empírico.

Como as ideias de Locke podem se estabelecer diante das ideias construídas por Victor Frankestein?
Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo filosófico descarta também as explicações baseadas na fé. Foi exatamente igual as ideias de John Locke que Victor Frankestein fez, na base da experiência foi construindo o seu monstro e desenvolvendo suas ideias.

Quando o médico transforma-se em monstro? Como o monstro é visto diante da sociedade?
O médico começa a ser visto como monstro pela sociedade quando ele constrói um possível humano e ele não tem uma aparência muito agradável, além de causar espanto, acaba desenvolvendo o sentimento de medo e ameaça às pessoas. O monstro é visto pela sociedade como algo estranho, aparência assustadora e não traz a segurança de ter um comportamento social adequado.

No início do filme, mostra como a ciência era segregacionista, como isso pode ser percebido?
Victor Frankestein provém de uma família rica e que pode investir nos seus estudos e a ciência, até nos dias atuais, necessita de muito investimento daqueles que participam do meio e não é diferente no filme.
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Júlia Moss



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MensagemAssunto: Re: Frankestein e a Filosofia - 3º Ano / Ensino Médio   Qua Set 20, 2017 5:16 pm

Qual a relação existente entre Frankenstein e as ideias iluministas?
O iluminismo defendia o dominio da razão substituindo as crenças religiosas, que segundo os pensadores, bloqueavam a evolução do homem. A ideia de criar Frankenstein foi como um "afrontamento" a igreja, querendo mostrar que o homem é capaz de criar e ter poder de tudo.
Como a Filosofia e a Ciência contribuem para o desenvolvimento da sociedade no século XVIII?
A filosofia do século (iluminismo) promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância da igreja e do Estado. A ciencia surge como um modo de pensar racional, baseado em fatos reais, dando assim uma maior possibilidade de entendimento sobre fenômenos e ajuda na forma de pensar, "libertando" o homem da posição de subalterna que o teocentrimo impunha.
Como Filosofia e Ciência se contrastam nesse período histórico em que o filme é situado?
O filme se situa no século XVIII, nesse período histórico ciencia e filosofia andavam juntas, a ciencia se contrapunha as ideias teocentricas e nessa epoca a razão é vista também como guia para a discussão do problema moral e o filósofo é entendido como aquele que faz uso público da razão, ao usar sua liberdade de pensar diante de um público letrado.
Como o conhecimento empírico e o conhecimento científico se apresentam nas obras?
Victor Frankenstein faz vários projetos ate chegar no oficial e no empirismo o conhecimento se realiza por graus contínuos, desde a sensação até atingir as ideias. A fonte do conhecimento é a experiência sensível.O cientista também analisa o funcionamento do corpo humano e de fenomenos fisicos e no Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados.
Como as ideias de Locke podem se estabelecer diante das ideias construídas por Victor Frankestein?
Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. E Victor na hora de criar o monstro usa esse pensamento.
Quando o médico transforma-se em monstro? Como o monstro é visto diante da sociedade?
O médico é visto como o monstro a partir do momento que ele fica obcecado em criar uma vida. No começo o monstro é visto como evolução e depois as pessoas ficam assustadas com sua aparencia e revoltadas por victor ter o criado.
No início do filme, mostra como a ciência era segregacionista, como isso pode ser percebido?
O segregacionismo é motivado por motivos sociais, culturais e políticos. No filme Igor era pobre, possuia anomalias no corpo e trabalhava em um circo e apesar de gostar da ciencia ele era criticado e julgado por isso, já Victor, um rico intelectual era visto como poderoso e sempre conseguia financiamentos para seus projetos por mais mirabulantes que fossem.



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Leonardo Fabrício 3ºA



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MensagemAssunto: Re: Frankestein e a Filosofia - 3º Ano / Ensino Médio   Qui Set 21, 2017 7:00 am

1-Qual a relação existente entre Frankenstein e as ideias Iluministas?

O iluminismo é caracterizado pelo rompimento do modo de vida medieval e propunha uma profunda mudança social. Tal movimento iniciou-se no século XVIII e propunha várias modificações na sociedade, entre elas, buscava-se um conhecimento baseado na ciência, pautado na natureza. A promoção do conhecimento era uma afronta as instituições da época como a Igreja Católica e o Estado.
O filme Victor Frankenstein (2015) retrata justamente essa afronta as instituições dentre elas, principalmente a Igreja. Victor e seu assistente, Igor, propuseram criar a imortalidade, quebrando toda a linha de pensamento filosófico pré-iluminista.

2- Como a filosofia e as ciências contribuem para o desenvolvimento da sociedade no século XVIII?

O iluminismo e a ciência trocaram o enfoque social da época tornando a população mais crítica e, de certa forma, mais curiosa. A investigação científica da natureza tornou possível o descobrimento de diversas leis naturais, como as leis de Isaac Newton, a descoberta de como funciona sistemas do organismo humano e acarretando na documentação de diversos estudos que continuam embasando diversas áreas do conhecimento na atualidade.
Todo esse contexto fortalecia a ideia de um homem progressista, moderno e acima de tudo, burguês.

3- Como a filosofia e a ciência se contrastam nesse período histórico em que o filme é situado?

O filme retrata o século XVIII, e nessa época ciência e filosofia propunham o conhecimento a partir de experimentações da natureza bem como a discussão e quebra de tabus historicamente dominantes.

4-Como o conhecimento empírico e o conhecimento científico se apresentam nas obras?

O conhecimento empírico nada mais é do que toda a forma de conhecimento transmitido pelo senso comum, por meio de uma educação não formalizada e extremamente influenciado por experiências pessoais. Já o conhecimento científico é todo o aquele que é obtido por modo racional, que pode ser comprovado na prática por experimentações e estudos.

Trazendo para a realidade do filme "Victor Frankenstein" podemos associar o conhecimento empírico ao contexto geral da época retratada na obra, excluindo Victor e Igor que fazem uso de um conhecimento racional (científico).

5- Como as ideias de Locke podem se estabelecer diante das ideias construídas por Victor Frankenstein?

John Locke foi o maior expoente do empirismo britânico e por isso defendia que o conhecimento era feito de todas as vivências decorridas durante a vida.

6- Quando o médico tranforma-se em monstro? Como o monstro é visto diante da sociedade?

Mesmo se tratando de um período que começava a se abrir para o cientificismo, a ideia de criar vida a partir da matéria morta não era bem aceita pela população, que se sentia amedrontada por causa do aspecto físico e comportamental de Victor. Há também questionamentos no que se refere à ética do cientista.

7- No início do filme, mostra como a ciência é segregacionista, como isso pode ser percebido?

Considerando todos os fatos e contextos históricos de que se têm notícias, a educação e por consequência a ciência, sempre foram instrumentos de formação social quase que exclusivamente destinados as classes mais ricas. No filme é evidenciado quando Frankenstein, por descender de família rica, frequentou a Academia de Medicina e ganhou o título de cientísta. Já Igor, dotado de extrema inteligência mas nenhum recurso financeiro sempre foi um "zero a esquerda" devido a falta de oportunidades.




Peço desculpas por qualquer erro de formatação ou grafia pois tive que fazer o exercício pelo celular.
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Marcelo Rodrigues



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MensagemAssunto: Re: Frankestein e a Filosofia - 3º Ano / Ensino Médio   Qui Set 21, 2017 8:46 am

Qual a relação existente entre Frankstein e as ideias iluministas?
"O Iluminismo é a saída dos homens do estado de minoridade devido a eles mesmos. Minoridade é a incapacidade de utilizar o próprio intelecto sem a orientação de outro. Essa minoridade será devida a eles mesmos se não for causada por deficiência intelectual, mas por falta de decisão e coragem para utilizar o intelecto como guia. 'Ouse usar seu intelecto!' é o lema do Iluminismo." - Immanuel Kant
A forma que o filme trata a ciência como a transição do "crer para ver" para a "fé na razão", representa todo o ideal iluminista em que o intelecto humano sobrepõe a fé religiosa, assim, quando Frankenstein tem êxito em criar vida, quebra todas as correntes que limitavam a "liberdade" intelectual do homem impostas pela Igreja Católica, levando o mesmo à usar de sua capacidade própria para pensar por si mesmo.

Como a Filosofia e a Ciência contribuem para o desenvolvimento da sociedade no século XVIII?
A ciência sempre tratou a religião como um atraso da sociedade. "Confie e obedeça pois não há maneira de ser feliz sem Jesus. O Senhor opera de formas misteriosas" A fé é uma virtude. A implicação da necessidade da religião para ter uma vida decente levou os filósofos a indagar essa forma de pensamento e a ciência, a romper toda a alienação criada no século XVIII. O questionamento e a curiosidade levou o homem à descobertas importantíssimas para a história, o desenvolvimento desencadeado por essas descobertas representam toda a progressividade e burguesia do homem.

Como Filosofia e Ciência se contrastam nesse período histórico em que o filme é situado?
O século XVIII é marcado pela forte presença do iluminismo, esse por sua vez era caracterizado pela Filosofia e pela Ciência, que se complementavam, era a época em que as pessoas se tornavam mais conscientes justamente por esses dois elementos. A ciência era necessária para a Filosofia, e essa fazia parte da Ciência, ambas levaram à investigação da natureza e do homem.  

Como o conhecimento empírico e o conhecimento científico se apresentam nas obras?
O conhecimento empírico e apresentado através das observações de Igor nos experimentos de Fankenstein, sendo a forma em que adquire conhecimento através da observação. O conhecimento científico seriam os experimentos de Victor que se baseavam na razão e lógica.

Como as ideias de Locke podem se estabelecer diante das ideias construídas por Victor Frankestein?
Locke  acreditava que qualquer coisa relacionada à ciência é realizada por experimentos e descarta qualquer explicação baseada na fé. Essa é a descrição exata da ideologia de Victor ao criar o monstro.

Quando o médico transforma-se em monstro? Como o monstro é visto diante da sociedade?
No momento em que Victor cria vida a partir de matéria orgânica. Um ser criado pelo homem com origens
repugnantes é visto com repulsa pela sociedade, pela sua natureza, não há como ser aceito.

No início do filme, mostra como a ciência era segregacionista, como isso pode ser percebido?
As duas contrapartes do filme se distinguem pelo cientista rico Victor e pelo pobre deformado Igor, a divisão social entre ambos era marcada pelo seu status econômico, já que tanto Victor quanto Igor possuíam grande capacidade intelectual e eram capazes de coisas que poucas pessoas conseguiam, e ainda assim, Igor era desprezado devido às suas raízes.
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Ana-Julia



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MensagemAssunto: Re: Frankestein e a Filosofia - 3º Ano / Ensino Médio   Qui Set 21, 2017 9:42 pm

Qual a relação existente entre Frankstein e as ideias iluministas?
Antes das ideias iluministas acreditava-se que Deus era o centro de tudo, após as ideias Iluministas passaram a acreditar na razão, que o homem deveria ser o centro do universo, nesse caso Frankenstein tem como seu maior foco a vida humana e tenta criar a vida por sí próprio assim surgindo o monstro Frankenstein.

Como a Filosofia e a Ciência contribuem para o desenvolvimento da sociedade no século XVIII?
Através da filosofia e da ciência as ideias iluministas se espalharam pra toda a Europa, com isso foi fazendo a população pensar e questionar vários aspectos inclusive o desenvolvimento da sociedade.

Como Filosofia e Ciência se contrastam nesse período histórico em que o filme é situado?
As duas usaram a razão contra o pensamento religioso que era a tradição. A Filosofia questionava a área do desenvolvimento intelectual procurando respostas sobre a criação humana, as desigualdades e o absolutismo do rei. A ciência foi para o lado de pesquisar para comprovar teses.

Como o conhecimento empírico e o conhecimento científico se apresentam nas obras?
Elas se apresentam em duas partes, quando Victor usa invenções de outros cientistas para auxiliar na sua obra e quando conseguem criar vida a partir de matéria morta.

Como as ideias de Locke podem se estabelecer diante das ideias construídas por Victor Frankestein?
Estabelece no fato de quando Victor se dedica todo ao seu trabalho procurando o sucesso, assim usando de pesquisas e obtendo maior conhecimento, isso o faz crescer e aprender mais sobre o mundo através de suas experiências.

Quando o médico transforma-se em monstro? Como o monstro é visto diante da sociedade?
Quando ele dedica toda sua vida a sua invenção, assim fazendo que todas suas ações fosse para aquele projeto, no final ele criou uma "sentimento paterno" para com a criação dele. O mostro é visto como uma criatura horrenda e abominável , não era aceito pela sociedade e defendiam o fato dele desenvolver uma infelicidade devido ao fato dele ser uma cópia da humanidade.

No início do filme, mostra como a ciência era segregacionista, como isso pode ser percebido?

Foi percebido quando Victor levou seu projeto a sociedade científica e foi criticado, alegaram que ele estava criando uma criatura horrenda e que seria uma ameaça para a sociedade e ele deveria parar com o projeto. Essa atitude mostra como o mundo científico tinha um certo medo de mudanças, como eles não estavam preparados para tudo isso, os cientistas que não tinha problema com essas mudanças radicais ao perceberem isso preferiram realizar seus projetos sem apoio da academia de ciências.
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Victor Lourenço



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MensagemAssunto: Re: Frankestein e a Filosofia - 3º Ano / Ensino Médio   Sex Set 22, 2017 10:40 am

1. Qual a relação existente entre Frankstein e as ideias iluministas?

 A ideia principal do iluminismo era a defesa do pensamento racional, onde  este deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé. Isso posto, o filme faz referencia a esta mudança dos padrões sociais, onde o cientista Victor queria trazer homens mortos a vida, o que não era aceito na sociedade em que ele se encontrava.

2. Como a filosofia e as ciências contribuem para o desenvolvimento da sociedade no século XVIII?

   Na ciência, as ideias iluministas se espalhavam e juntamente com isso houveram grandes descobertas como os espermatozóides e a forma em que agiam dentro do corpo, como funcionava a circulação sanguínea, a existência da pressão atmosférica, a descrição do relevo da lua e a órbita dos planeta. Isaac Newton consegue descrever o funcionamento do universo criando a Lei da Gravitação Universal. Alem de uma nova forma de pensamento por parte da sociedade onde a vida e a natureza poderia ser explicada através da razão.

3. Como a filosofia e a ciência se contrastam nesse período histórico em que o filme é situado?

  Na primeira metade do século XVIII, as indagações intelectuais, seja da física, da biologia ou das nascentes ciências humanas, são questões vinculadas à filosofia especulativa. A busca pela razão e as provas cientificas contribuirão para a sociedade do século XVIII.

4. Como o conhecimento empírico e o conhecimento científico se apresentam nas obras?

O conhecimento empírico nada mais é do que aquele conhecimento sem prova cientifica, como a crença em um deus, que é passado pela igreja e espalhado atraves do senso comum. Já o conhecimento científico é aquele em que a razão, a  prova cientifica, como as ideias passadas no filme.

5. Como as ideias de Locke podem se estabelecer diante das ideias construídas por Victor Frankenstein?

Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências, assim como fez Victor Frankenstein, e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo filosófico descarta também as explicações baseadas na fé.


6. Quando o médico tranforma-se em monstro? Como o monstro é visto diante da sociedade?

 Tudo que é desconhecido assombra a sociedade, as pessoas ficam amedrontadas com aquilo que não consequem entender, devido a uma aculturação social trazida por elas desde seu nascimento.

7. No início do filme, mostra como a ciência é segregacionista, como isso pode ser percebido?

A ciência é segregacionista ao fazer distinção de quem conhece ou não a ciência, como no caso de Igor um brilhante cientista mas por infortuno era pobre e o outro lado o de Victor também um grande cientista mas rico portanto tendo um grande incentivo econômico mesmo com suas ideias macabras.
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Gabriel Pereira 3 A



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MensagemAssunto: Re: Frankestein e a Filosofia - 3º Ano / Ensino Médio   Seg Set 25, 2017 9:34 pm

Qual a relação existente entre Frankstein e as ideias iluministas?
Os pensamentos iluministas de certa forma foi o movimento que influencio a revolução francesa, em pleno seculo XVII. O Rei Luiz XVI, não conseguiu manter a monarquia absoluta que vinha em decadência já desde Luiz XIV, as ideias iluminista eram ideias racionais, que em relação a revolução francesa visava a liberdade, igualdade e fraternidade, esse foi os princípios utilizados no Movimento liberal que levou a revolução Francesa que tem como influencia o estudante de direito e pensador iluminista Robespierre.

Como a Filosofia e a Ciência contribuem para o desenvolvimento da sociedade no século XVIII?
Os cientistas definem a chamada “ciência moderna” e o motivo no qual tal ciência se associou intimamente com a instrumentalização técnica. A ciência moderna tem como essência a observação e descrição dos fenômenos naturais e, como fim, a manipulação e transformação da natureza por meio da tecnologia.

Como Filosofia e Ciência se contrastam nesse período histórico em que o filme é situado?
Filosofia da ciência é a área da filosofia que pergunta sobre a ciência, de quais ideias parte, qual método usa, sobre qual fundamento e acerca de suas implicações. Apesar destes problemas gerais, muitos filósofos escreveram sobre algumas ciências particulares, como a física e a biologia. Não apenas se utiliza a filosofia para pensar sobre a ciência, como se utiliza resultados científicos para pensar a filosofia.

Como o conhecimento empírico e o conhecimento científico se apresentam nas obras?
Eles se apresentam quase da mesma forma na obra, a partir do momento que o cientista não tem um estudo aprofundado sobre oque ele quer fazer, mas parte do principio de uma análise de fatos reais e cientificamente comprovado.

Como as ideias de Locke podem se estabelecer diante das ideias construídas por Victor Frankestein?
Locke buscava o conhecimento se esforçando pra chegar ao sucesso de suas experiências, e sempre indo pela a razão, observação do mundo e estudos da ciência. Descartando qualquer explicação baseada na fé.

Quando o médico transforma-se em monstro? Como o monstro é visto diante da sociedade?
O médico vira o monstro quando ele recebe uma grande descarga elétrica gerada por alguns raios. O monstro é visto diante da sociedade com um monstro, que era perigoso e todos queriam acabar com ele para que não tirasse vidas.

No início do filme, mostra como a ciência era segregacionista, como isso pode ser percebido?
No filme podemos perceber que a ciência é segregacionista, a partir do momento que não aceitam o Igor como um cientista por ser uma pessoa pobre e corcunda, e os cientistas olhavam isso como uma ameaça para a sociedade e mais ainda para a ciência.
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Frankestein e a Filosofia - 3º Ano / Ensino Médio
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